Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de julho de 2008

DÚVIDA CRUEL LP(VINIL) OU CD - O QUE DÁ MAIS PRAZER?


A já lendaria discussão LP OU CD ainda não terminou.Ninguém pode negar que o velho disco de vinil, que até está voltando em várias partes do mundo é artisticamente muito mais valoroso visualmente, chegando algumas capas serem consideradas verdadeiras obras de arte e seu manuseio muito mais atraente do que o CD com suas minúsculas e as vezes ilegíveis fichas técnicas, letras ou ilustrações. Afora o lado estético muita gente tarimbada considera o som dos velhos discos melhores do que os CDs ainda que com chiados. Dizem que os graves nunca foram os mesmos. Alguns asseguram que o Cd praticamente já morreu sendo um dos motivos o assédio total da pirataria, outro motivo seria a baixa qualidade da música brasileira (no geral) ou seja quem gosta de porcaria não compra CD original.É a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar(gravadoras) Enfim dê seu palpíte, pois ninguém é dono da razão!

12 comentários:

Anônimo disse...

Para a minha pessoa tanto fAz CD ou VINIL, o importante para mim é o conteúdo....ambos traz MÚSICAS...e músicas nos teletransporta para o mundo dos sonhos.Evidentemente o Vinil contém músicas maravilhosas que até hoje ninguém se preocupou em colocá-las nos CD!S e obscuramente torna para alguns a dificuldade de encontrar natualmente estas músicas, no entanto isto não desqualifica os CD1S ou os VINIL.
Eu possuo vários VINIL e CDS, e para mim, ambos são maravilhosos, pois transmitem a magia da música.

Anônimo disse...

na época que surgiram os CDs acabei sendo convencido que os Cds eram uma maravilha e acabei vendendo minha coleção de mais ou menos 2000 Lps que eu tinha, principalmente rock, mas o tempo passou e veio a nostalgia, comecei a resgatar os discos que eu ia conseguindo e hoje sinceramente acho muito mais legal ouvir discos de vinil, com uma boa aparelhagem não tenho dúvidas, hoje só ouço Cds que ainda não encontrei em discos Lps .; Rui

Anônimo disse...

não existe dúvidas....o vinil é muito melhor que o cd em muitos aspectos.
O prazer de ouvir um lp vai muito além da tecnologia. O fato de manusear, trocar o lado, ouvir aquele chiadinho ao fundo da música dá um charme todo especial, sem falar é lógico da qualidade do som.

Ao amigo "Anônimo" que postou eu faço um desafio....se vc conseguir um cd e um lp que goste da mesma banda e ouvi-los com certeza absoluta notará a diferença...

um abraço
Rodrigo

hugo disse...

o cd tem pureza(ausencia de ruidos introduzidos por manuseio inadequado ouetc..)mas não tem fidelidade.

o vinil tem fidelidade por reproduzir todas as frequencias,mas como o brasileiro nunca soube usar,limpar e cuidar de um vinil ,não pode extrair tudo desta midia.
e tambem as porcarias de toca discos feitos por aqui não ajudaram.

Claudio H. Picolo disse...

Quem quer praticidade, fica com o CD ou mesmo o MP3, mas quem quer fidelidade... Não há nada como o áudio analógico, mas tudo o que é melhor, naturalmente dá mais trabalho.
O velho vinil ainda é o que há, especialmente com as novas técnicas de masterização e com as mídias de 180 e 200 gramas.
"Plics e plocs" nesse tipo de disco desaparecem em bons equipamentos devidamente ajustados.
E esses ajustes não são simples... acaba um charme à parte, quase mágico.
Coisa de "iniciados". Hehehe.

Unknown disse...

É claro que a qualidade e exatidão de um CD de músicas é algo incontestável. Porém, o som do CD se torna artificial (digital) em comparação com a fidelidade (analógico) dos bolachões. Ouça um trecho de CD abusando do Bass (grave). Em seguida ouça um vinil também abusando do Bass. É impressionante, os graves vindos do vinil são mais densos, mais tocantes, mais presentes, mais cheios. O som do CD parece "flat", sem vida. Mas como tudo na vida, existem aqueles que preferem o CD e outros o vinil. E viva o prazer de curtir nossas músicas !

CdMania disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Toca-discos disse...

Cdmania,
Você conhece o orkut? Lá existem comunidades sobre LPs e toca-discos com milhares de participantes, enquanto que as poucas comunidades de "apreciadores de CD" possuem somente alguns membros. Preciso dizer o porquê disso?!
Faça um favor a sim mesmo, procure se informar melhor antes de fazer comentários sem sentido.

Anônimo disse...

Prezado Sr CdMania...

pelo seu comentário, deixa muito claro que o seu contato com o vinyl foi muito redizido e infelizmente o pai do amigo que vc citou não tinha um equipamento legal ou ele nao cuida muito bem dos LPs.

Só falo uma coisa, uso CD desde quando foi lançado, comprava Cds feito louco, as vezes 05 por mês...resultado, perdi dinheiro, pois muitos dos meus Cds hoje, simplesmnte não tocam ou a qualidade do som é sofrível, e vou falar, sou o cara mais chato do mundo com relação a acondicionamento, limpeza e etc...

Agora os vinis, herdei do meu pai, que é outro chato com essas coisas, muitos discos, alguns produzidos e lançados antes de eu nascer, e??? Tocam perfeitamente, sem chiado, sem nada, som impecável, e olha que meu equipamento de som não é de longe o melhor, muito pelo contrátrio, é muito ruim mesmo, mas mesmo assim a diferença é nítida.

MP3, o oque falar... pra mim não passa de um arquivo, deu um pau no seu HD, não tem Back up, já era...vai ter que perder tempo baixando tudo de novo...
Eu particularmente, prefiro "perder tempo" andando pela cidade nas lojas de disco, do que ficar na frente do PC esperando o arquivo chegar.

Anônimo disse...

Para quem se interessa por toca-discos e LP's, existe uma comunidade muito produtiva no orkut, intitulada "Apaixonados por toca-discos", com quase mil membros:

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=760623

Anônimo disse...

Quem voltou para o vinil nunca mais quis ouvir CD,não é a toa que os velhos bolachões estão voltando no mundo inteiro!

Unknown disse...

tanto faz,mas tenho trauma de LP,do nada o bicho aparecia arranhado aí lógico,+ uma música perdida,ou se não pulava,era ridículo(choraaava pq o LP já não estava prestando),as vezes não sabia cantar a música toda por causa do LP arranhado,kkkkk....,sem falar naqueles barulhos estranhos parecia q estava entrando em contato com outro mundo,só amava as capas q já por si só era um poster,kkkkk....e as fitas cassetes a pior coisa q já inventaram(minha opinião)pq a nao podia ficar voltando toda hora a música,pq eu ouço trocentas vezes a mesma música,coisa q até o LP não suporta tanto tbm,LP p/ mim só vai ficar na lembrança e muitos até já viraram quadros aqui em casa,kkkkk....